Por César Modesto
Dizem que o futuro do Marketing é caminhar cada vez mais em direção à inteligência artificial (IA), porém, se olharmos com atenção, isso já é realidade. Temos IA para tudo que é lado, em todas as áreas.
Gigantes como a Amazon, Netflix e Spotify são referência quando o assunto é segmentação do público e personalização de serviços por IA, e, nos últimos anos, o Chat GPT (OpenAI), Midjourney e DeepSeek, que são IAs propriamente ditas, sacudiram o mercado.
No Brasil, empresas como Magazine Luiza, Bradesco e Ambev também são conhecidas por incluir a IA em suas estratégias, e, em breve, o seu negócio também será.
Isso porque as empresas que resistem em adotar a IA em seu planejamento, em qualquer grau, tendem a ser substituídas por aquelas que o fazem. E o mesmo vale para os profissionais.
O Marketing, por sua vez, está bem no meio desse cenário, explorando, descobrindo e criando múltiplas possibilidades de uso para as IAs.

Um exemplo de aplicação são os clones gerados por IA. Essa inovação tem chamado muito a atenção, sendo usada para melhorar a comunicação visual das marcas e economizar muito dinheiro com produção e logística, servindo ainda para a gravação de vídeos em vários idiomas.
Isso vai muito além dos chatbots que oferecem suporte 24 horas por dia, esclarecendo as dúvidas e melhorando a experiência do usuário. O que, aliás, também é feito por uma IA.
Como é de se esperar, todas essas mudanças têm provocado discussões em todo o mundo, desde a regulação e privacidade dos dados, passando pela dependência dos algoritmos para a tomada de decisões e sobre o uso ético dessas IAs.
Tudo isso ressalta a importância em enxergar essa nova tecnologia como uma ferramenta ao invés de solução definitiva, ou seja, como meio, não como fim.
A revolução é só o começo
O acesso às ferramentas de IA está mais acessível e tarefas que demoravam horas, às vezes dias, agora podem ser executadas em poucos segundos, com poucos cliques e com resultados satisfatórios.

Portanto, selecionamos algumas possibilidades que a IA tem proporcionado para empresas e profissionais, e que tem revolucionado o mercado e o Marketing.
- Análise preditiva: talvez esta seja a aplicação de IA mais poderosa e principal aposta para o ano de 2025, pois se trata da previsão de tendências de consumo com base em dados históricos, o que permite a identificação de leads e criação de personas de alta qualidade.
- Personalização em escala: é quando toda aquela quantidade enorme de informação passa a servir para a segmentação de dados comportamentais e de públicos com precisão e em tempo real, e ainda para a criação de campanhas personalizadas e a oferta de produtos e serviços customizados.
- Automação de tarefas: permite atender clientes, oferecer assistência, qualificar leads, recomendar produtos e serviços, e gerir vários outros processos com base nas preferências individuais do público, poupando tempo e recursos de maneira eficiente.
- Produção de conteúdo: a geração de textos, imagens, sons e vídeos a partir de comandos é uma das aplicações mais notáveis e que mais tem evoluído nos últimos anos, provocando mudanças profundas no mercado e no Marketing como conhecíamos até então.
Obviamente, existem outras aplicações e ferramentas de IA, como otimização de SEO (Search Engine Optimization), plataformas de recomendação sofisticadas e análise de sentimentos nas redes sociais, que têm transformado o Marketing de maneira profunda.
Essas inovações já estão redefinindo a eficiência e a criatividade no mercado, mostrando que a revolução da IA está apenas no início e transformações ainda mais impactantes nos aguardam nos próximos anos.
Por isso, à medida que a IA evolui e novas possibilidades surgem, os profissionais e as marcas precisam acompanhar as mudanças e usar a tecnologia como aliada estratégica. Assim, estarão mais preparados e se manterão relevantes hoje e amanhã.